22/02/2010

Fotografia II - Programa

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
— Exploração de linguagens de comunicação fortemente sustentadas pela imagem fotográfica (suporte analógico e digital);
— Aprofundar o conhecimento tecnológico relativo ao registo e reprodução de imagens fotográficas;
— Compreensão técnica do manuseamento de equipamentos e de materiais necessários à obtenção de fotografias;
— Articulação de conhecimentos teóricos, em contextos históricos e contemporâneos, associados à prática fotográfica;
— Desenvolvimento sequencial de hábitos de reflexão sobre processos criativos que derivem da utilização da fotografia;
— Criação de metodologias processuais na aprendizagem e na execução de projectos sustentados pela imagem fotográfica;
— Realização de exercícios/ projectos que consolidem conhecimentos técnicos e teóricos sobre a importância da fotografia.

Programa
Esta unidade curricular pretende explorar a importância e o relacionamento que a fotografia possui nos projectos de comunicação visual. Partindo do conhecimento de uma base tecnológica, bem como a compreensão de linguagens que implícita ou explicitamente integrem a fotografia como principal forma de comunicação, espera-se obter respostas que constituam novas formas de pensar e agir sobre a imagem fixa, em concreto, sobre a fotografia. O conteúdo científico apresentado no contexto da aula servirá como estímulo ao desenvolvimento de exercícios/ projectos, de forma a incentivar a capacidade de investigação, experimentação e reflexão de novas temáticas relacionadas com a prática fotográfica.

Métodos de Ensino
Pretende-se que os discentes desenvolvam ante-projectos e produção de projectos de comunicação visual, contextualizados por um fundo teórico e histórico, como resposta às propostas a apresentar durante o funcionamento do semestre. Procura-se desta forma oferecer autonomia criativa, tanto a nível conceptual como de realização, numa tentativa de desenvolver experiências e projectos que se considerem pertinentes. Os discentes deverão corresponder com uma apresentação pública dos projectos onde será encorajada a participação de todos.

Modo de Avaliação
Avaliação distribuída sem exame final

Cálculo da Classificação Final
Após a entrega de cada projecto os discentes serão classificados numa escala alfabética de A a F, que constituem uma avaliação dividida entre a articulação de conceitos (fundamento teórico) e a materialização do projecto (capacidade de domínio técnico). No fim da cada projecto as avaliações serão publicadas de forma a que o discente tenha conhecimento da sua classificação ao longo de todo o semestre.

Para além dos projectos desenvolvidos o docente avaliará a assiduidade, a curiosidade científica e tecnológica, a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada, a participação e o envolvimento dos discentes em actividades lectivas que ultrapassem o contexto da aula.

Os projectos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o decorrer do semestre não serão motivo de avaliação.

Bibliografia
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